Risco de cancro vulvar em mulheres com líquen escleroso e líquen plano
O cancro da vulva pode ocorrer em dois contextos: 1) associado a infecção pelo HPV ou 2) associado a dermatoses vulvares (líquen escleroso ou líquen plano). As lesões precursoras são, respectivamente, as lesões intraepitelais de alto grau vulvares (mais frequentemente denominadas pelo acrónimo do inglês (HSIL) e as neoplasia vulvares intraepitelais de tipo diferenciado (dVIN) - sendo o risco de progressão destas últimas bastante mais elevado..
As lesões de HSIL são mais comum em mulheres mais jovens, fumadoras e imunodeprimidas, enquanto as segundas habitualmente surgem em mulheres mais velhas, com história mais ou menos longa de prurido vulvar.
A associação entre líquen escleroso e cancro vulvar é conhecida desde há longo tempo; mais recentemente postulou-se igualmente um aumento de risco nos os casos de líquen plano vulvar.
Numa meta-análise recente, analisando mais de 28.000 casos previamente publicados, concluiu-se que o risco de desenvolvimento de um cancro vulvar em mulheres com líquen escleroso ou plano é de 2,2% e 0,3%, respectivamente. Concluiu-se ainda que a probabilidade de diagnóstico de um cancro vulvar é superior com o avançar da idade (embora haja um pico nos anos imediatamente a seguir ao diagnóstico da dermatose).
Os estudos foram consensuais relativamente à diminuição significativa de risco com o adequado tratamento com corticóides tópicos (propinonato de clobetasol). O uso destes a longo prazo tem-se demonstrado extremamente seguro.
Assim, em mulheres com líquen escleroso ou plano, recomenda-se a vigilância regular e ao longo de toda a vida, bem como o tratamento com corticóides tópicos (independentemente da sintomatologia). A evidência existente não permite recomendar a utilização de LASER para "tratamento" das dermatoses vulvares, podendo em teoria até ser pernicioso.

Vieira-Baptista P, Pérez-López FR, López-Baena MT, Stockdale CK, Preti M, Bornstein J. Risk of Development of Vulvar Cancer in Women With Lichen Sclerosus or Lichen Planus: A Systematic Review. J Low Genit Tract Dis. 2022 Mar 10. doi: 10.1097/LGT.0000000000000673. Epub ahead of print. PMID: 35285455.
Caso queira aceder ao estudo, siga a ligação aqui.